- Incompreensível: contém controles não intuitivos ou gráficos obscuros por causa de um entusiasmo excessivo com a estética.
- Complexa: fornece tantas opções que o ponto de partida não é claro.
- Simplista: limita as escolhas do jogador em razão da inclusão de poucos componentes.
- Inconsistente: confunde os jogadores com conflitos de estilo e de lógica entre a interface e o próprio game ou entre diferentes áreas da interface.
- Sobrecarregada: ocupa muito espaço na tela e obstrui a área de conteúdo do game, ou incorpora controles excessivamente agrupados fisicamente difíceis de usar para alguns jogadores."
"Usabilidade no design da interface é crucial. Como os efeitos especiais nos filmes, a usabilidade só deve ser notada quando mal feita. Se bem feita, ela deverá ser sentida tão intuitivamente que quase não será notada." - Drew Davidson (Ph.D e Diretor do Centro de Tecnologia e Entretenimento da Universidade Carnegie Mellon).
Quando observamos que a usabilidade de um game está ruim:
- Quando utilizamos uma função frequentemente e a mesma não é disponibilizada de forma rápida;
- Quando demoramos muito para entender como fazer alguma ação no jogo (pegar um item, comprar um item, etc);
- Quando temos que dar muitos cliquem para acessar uma opção ou realizar uma operação que será repetida várias vezes (fabricar um item).
Nenhum comentário:
Postar um comentário