"Ilustrações e Ilustradores
A ilustração está mais para a arte do que para projetos. A imagem desse post é um ótimo exemplo: é linda, mas atende às necessidades práticas e de comunicação de um layout? Talvez sim, depende do projeto. Uma coisa é certa: primeiro precisa haver o projeto ou pelo menos um briefing, do contrário um desenho, por mais lindo e bem elaborado que seja, não vai atender às necessidades da marca.""Design e Designers
Design é projeto, um trabalho feito para atender às necessidades de comunicação da marca. Se você já preencheu ou respondeu perguntas para algum briefing, deve lembrar de ter respondido perguntas sobre atributos que a marca deve expressar (inovação, agilidade, profissionalismo, etc), se deseja uma marca mais feminina ou masculina, lúdica ou sóbria, etc. É com base nas necessidades e objetivos da marca que um projeto de design é elaborado e executado.Claro que bons webdesigners não vão projetar coisas que não agradem aos olhos, que sejam “feias”, mas o objetivo deles não é enfeitar e sim atender necessidades da marca. Note que o tempo todo estou falando em necessidades da marca, não da sua vontade pessoal. Nem sempre nossos gostos pessoais estão alinhados com as necessidades da nossa marca – e, obviamente, o projeto deve atender a marca. De que adianta um projeto lindo aos nossos olhos, mas que ao invés de atrair acaba afastando clientes?
Na hora de criar um logotipo, por exemplo, há muitas coisas para se levar em conta, coisas que muitas vezes passam bem longe do nosso gosto pessoal. Vamos supor que você goste de imagens cheias de detalhes: como seu logotipo vai ficar quando em formatos reduzidos? Em logotipos, além de usar cores e formas que atendam às necessidades da marca, ele também deve ficar bem em formatos reduzidos, legível, e em preto e branco. Sim, preto e branco: você pode imprimir sua marca apenas colorida, mas não tem como impedir seu cliente de imprimir em preto e branco lá na impressora dele. Tudo isso é pensado pelo designer na hora de criar o material que você precisa."
No caso dos games, devemos pensar na questão das plataformas (em que hardware o jogador irá jogar?) e nas diferentes resoluções de telas que cada hardware pode utilizar.
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