domingo, 5 de junho de 2016

Análise de Tarefas e Necessidades

"Ao projetar os componentes da interface, é importante realizar uma análise de tarefas e necessidades para determinar se a interface ajudará o jogador a cumprir seus objetivos. Um dos aspectos dessa análise são os testes de usabilidade por frequência. Que tarefas o jogador terá de completar mais frequentemente? E se você, tendo projetado uma interface que requer três ações para acessar a tela de status do personagem, descobrir que os jogadores precisam acessar essa tela sempre que seus personagens adicionam novos objetos ao inventário? Talvez uma reformulação simples permita que o jogador acesse essa mesma tela com apenas uma ação; mas o fato é que você presumiu que essa tela não seria usada com tanta frequência. Testar a interface com possíveis jogadores ou com uma equipe interna de testes pode ajudá-lo a evitar remodelagens significativas da interface. A chave é permitir que o jogador interaja com o game de maneira eficaz. Durante o processo de desenvolvimento de um game, marcadores de lugar são usados no lugar das interfaces visuais para que a usabilidade possa ser testada sem a distração da estética. A aparência visual final só é introduzida posteriormente no processo de desenvolvimento. (...) Um termo comumente usado por designers, engenheiros e programadores é elegância. Quando um design é eficiente, consistente, claro e funcional, diz-se que é elegante. Na verdade, os designers são solucionadores de problemas, não embelezadores. (...) Ao conectar o jogador ao próprio game, as interfaces ativas oferecem funções de solução de problemas (como salvar o game, acessar um tutorial ou comunicar-se com outros jogadores). Evidentemente, uma interface que seja ao mesmo tempo esteticamente agradável e usável proporciona ao jogador o melhor de ambos os mundos!"

"Ilustrações e Ilustradores

A ilustração está mais para a arte do que para projetos. A imagem desse post é um ótimo exemplo: é linda, mas atende às necessidades práticas e de comunicação de um layout? Talvez sim, depende do projeto. Uma coisa é certa: primeiro precisa haver o projeto ou pelo menos um briefing, do contrário um desenho, por mais lindo e bem elaborado que seja, não vai atender às necessidades da marca."

"Design e Designers

Design é projeto, um trabalho feito para atender às necessidades de comunicação da marca. Se você já preencheu ou respondeu perguntas para algum briefing, deve lembrar de ter respondido perguntas sobre atributos que a marca deve expressar (inovação, agilidade, profissionalismo, etc), se deseja uma marca mais feminina ou masculina, lúdica ou sóbria, etc. É com base nas necessidades e objetivos da marca que um projeto de design é elaborado e executado.

Claro que bons webdesigners não vão projetar coisas que não agradem aos olhos, que sejam “feias”, mas o objetivo deles não é enfeitar e sim atender necessidades da marca. Note que o tempo todo estou falando em necessidades da marca, não da sua vontade pessoal. Nem sempre nossos gostos pessoais estão alinhados com as necessidades da nossa marca – e, obviamente, o projeto deve atender a marca. De que adianta um projeto lindo aos nossos olhos, mas que ao invés de atrair acaba afastando clientes?

Na hora de criar um logotipo, por exemplo, há muitas coisas para se levar em conta, coisas que muitas vezes passam bem longe do nosso gosto pessoal. Vamos supor que você goste de imagens cheias de detalhes: como seu logotipo vai ficar quando em formatos reduzidos? Em logotipos, além de usar cores e formas que atendam às necessidades da marca, ele também deve ficar bem em formatos reduzidos, legível, e em preto e branco. Sim, preto e branco: você pode imprimir sua marca apenas colorida, mas não tem como impedir seu cliente de imprimir em preto e branco lá na impressora dele. Tudo isso é pensado pelo designer na hora de criar o material que você precisa."

No caso dos games, devemos pensar na questão das plataformas (em que hardware o jogador irá jogar?) e nas diferentes resoluções de telas que cada hardware pode utilizar.

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