sexta-feira, 3 de junho de 2016

Recursos Específicos da Plataforma


"É interessante notar que uma interface visual está associada à plataforma de hardware do game. Estas são algumas diretrizes para incorporar recursos específicos da plataforma à interface visual.

Computador

As interfaces visuais para computadores variam dos painéis de informações transparentes (HUDs) a uma série de sistemas de menus que podem ser acessados usando o teclado ou clicando em botões com o mouse. Alguns games empregam um estilo de apontar-e-clicar em que os jogadores clicam em diferentes objetos para acessá-los.

Console

As interfaces visuais associadas à maioria dos sistemas de console são vinculadas à forma como esses games são jogados. De maneira semelhante à plataforma de computador, a princípio muitos games para console ofereciam uma combinação de telas visuais e sistemas de menus ativos. (...) O jogo local em console exige que dois a quatro jogadores compartilhem a mesma tela. Isso significa que nenhuma informação "oculta" pode ser exibida aos outros jogadores. Em contraste, um game multijogador no computador pode revelar a um jogador informações que talvez continuem ocultas ao adversário. (...) Outra característica das interfaces visuais para consoles é que muito jogadores gostam de conectar seus sistemas a telas de televisão muito grandes. Não é tão comum que os consumidores adquiram monitores de computador com tela grande (como as telas para cinema), em parte porque os computadores são vistos como dispositivos multiuso (trabalho e entretenimento) e não possuem uma ênfase especializada (exclusivamente games) como a dos sistemas de console."

Alguns games são projetados para que sua usabilidade seja boa tanto em consoles quanto em computadores, como Skyrim. Já outros games como League of Legends foram especificamente projetados para computador, sendo assim, precisariam de alterações caso viessem a ser disponibilizados para consoles.

"Portáteis

A principal características dos sistemas portáteis é o tamanho da tela, que é substancialmente menor que a dos consoles ou mesmo dos computadores. Esse tamanho afeta drasticamente o design das interfaces de jogador para essas plataformas. Componentes de interfaces visual que normalmente seriam exibidos na parte inferior da tela, por exemplo, são acessados por meio de uma série de menus."

Já os games que são desenvolvidos para computador em primeira instância, necessariamente devem passar por um estudo e reavaliação de toda interface do game, pois com o tamanho reduzido da tela e a mudança de hardware utilizado para o controle do personagem e manipulação de itens (passa do teclado e mouse ao touch do celular) muda drasticamente os recursos de hardware disponíveis ao jogador, porém suas necessidades para jogar o game continuam as mesmas. Essa necessidade de mudança é explícita no game Terraria para computador e para Android.

Terraria Computador
Terraria Android
Terraria Android
Terraria Computador - Inventário
Terraria Android - Inventário
Terraria Android - Inventário
Terraria Computador - Menu Inicial
Terraria Android - Menu Inicial

"On-line

Nos games jogados on-line - utilizando hardware de computador ou de um sistema de console -, as interfaces do jogador são afetadas pelo número de pessoas que estão jogando o game simultaneamente. As interfaces para games on-line monojogador geralmente são idênticas às criadas para as respectivas plataformas de hardware. Nos games on-line multijogador massivos (MMOGs), em que os personagens dos jogadores frequentemente interagem entre si e formam equipes (ou guildas), é necessário que as interfaces proporcionem aos jogadores acesso às informações relativas a cada membro da equipe. Essas interfaces também devem permitir a comunicação entre os jogadores (normalmente envolvendo janelas de bate-papo ou fóruns de discussão privados ou públicos)."

O League of Legends é um MOBA jogado em equipes de 5 players (existem modos alternativos mas este é o principal). Abaixo, telas que permitem que um jogador veja as informações do seu time e do time inimigo (qual campeão cada player irá escolher ou escolheu, qual a função de cada um, quais os "feitiços de invocador", etc) incluindo um chat para o time se comunicar.

League of Legends - Tela de Seleção de Campeões
League of Legends - Tela de carregamento do jogo










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